segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ensino de História e Literatura Juntos


Ao longo dos anos, os professores ingleses têm debatido frequentemente os méritos do ensino de história e literatura juntos. Se os alunos sabem a história que inspirou a literatura, ou os estudantes devem ser deixados para compensar suas próprias mentes sobre um pedaço de literatura antes de conhecer o contexto histórico? Muitas escolas já oferecem aulas de literatura e história, que devem ser tomadas durante o mesmo semestre, ou que são co-ministrado por um professor de Inglês e História em conjunto. De qualquer maneira, o conhecimento do contexto histórico pode trazer uma nova perspectiva para uma peça de literatura, ficção e importante pode falar volumes sobre a maneira como um determinado período de tempo foi visto por seus contemporâneos. Ensino de história com a ajuda de fontes primárias (ou seja, literatura de ficção, ensaios não-ficção do período de tempo, etc) também pode ampliar a perspectiva da história mais do que um livro didático. Agora, poucos diriam que cada sujeito respira a vida nova em outro, mas há muitas maneiras de ir sobre ele.

Ensinar História antes de Literatura

Muitos professores de inglês, se não for emparelhado com um professor de História, gostaria de começar uma unidade, dando algum contexto histórico para seus alunos. Isso pode ser tão simples como explicar a censura a ter lugar durante a Guerra Fria, antes de começar a ler Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, um livro sobre a censura na qual os livros são queimados, a fim de manter o público de saber certas coisas. Desta forma, o livro pode ser visto como um comentário social dentro do período histórico durante o qual foi escrita. Isto também significa que os acontecimentos nos livros, e na história em torno desses livros, pode ser comparado aos tempos modernos, dando aos estudantes uma nova perspectiva sobre os eventos acontecendo ao seu redor no mundo real.

Ensinar Literatura antes de História

Alguns professores querem que os alunos aplicam a ficção para o mundo real antes de ensinar-lhes sobre o motivo foi realmente escrito. No caso de "The Yellow Wallpaper", de Charlotte Perkins Gillman, por exemplo, alguns professores querem que os seus alunos a fazer suas próprias decisões sobre o porquê da protagonista feminina aparentemente perde sua sanidade antes de dizer aos alunos que a história foi escrita em um tempo durante o qual as mulheres tinham direitos quase nenhum e foram totalmente controladas pelos seus maridos. Quando os estudantes têm certas suposições sobre algo, ele pode ser muito interessante para abrir suas mentes, sugerindo algo sobre a razão pela qual o livro foi escrito. Isso também pode funcionar muito bem se o professor tem acesso a uma entrevista sobre a literatura, o autor deu. Depois que os alunos decidem o que a peça é sobre, tê-los ouvir ou ler o que o autor pensava que a peça era sobre e ver se eles combinam.

Livros proibidos

Compreender a história também pode ajudar os alunos a entender por que certos livros foram proibidos através do tempo. Huckleberry Finn, por exemplo, está atualmente sendo contestada por causa de palavras ofensivas no texto. No entanto, uma compreensão da história pode ensinar aos alunos por que essas palavras foram escolhidos em primeiro lugar, e abrir discussões exclusivas sobre os significados das palavras e por que deve ou não usá-los.

Uma combinação de ambos

Não importa o que você ensina, incorporando outros assuntos torna a experiência de aprendizagem mais rico para o aluno. Ela ajuda a solidificar a informação e os faz pensar mais sobre o que eles estão lendo além de simplesmente identificar personagens e pontos da trama. Ensinar a história ea literatura, em qualquer combinação pode ajudar todos os alunos fazer conexões entre o nosso tempo, e tempos passados, e ajudá-los a aprender a não repetir os erros de nossos predecessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário